quarta-feira, 1 de maio de 2013

Os lendários "Hauehuetes" do lago Camecuaro

Os lendários "Hauehuetes" do lago Camecuaro









LAGO  DE CAMECUARO
Zamora - Mexico





 Um lugar onde a natureza é rainha e dona de todas as atenções.
Quis guardar aqui neste Kintall,algumas imagens de diferentes portais,no lugar dedicado às árvores da Natureza ; Arvores Centenárias e Milenares.
Sem duvida uma espécie e um lugar que tem todo o direito de pertencer às maravilhas vivas,que o tempo criou no nosso planeta.


E este lugar e árvores "conheci" depois de ver uma fabulosa imagem de uma ilha de Nebaris .


Pois a partir que vi esta imagem,fiquei fascinado e "desconfiado" que seriam uma das maravilhas da Natureza que já tinham muitas voltas ao Sol percorridas.

Em busca de informação,o fascínio aumentou á medida que ia vendo mais e mais imagens,e mais e mais informação ,bem como as minhas suspeitas,tornaram-se verdadeiras .

Depois de saber o nome da espécie fiquei admirado por saber tratar-se da mesma de uma "minha" velha conhecida do mesmo pais.
A famosa conífera "Arbol del Tule", que se encontra no Estado de Oaxaca  e que está estimada em cerca de 2000 anos de idade:







Espécie:
TAXODIUM MUCRONATUM

Pois da mesma espécie da "Hauehuete" bi-milenar,encontram-se num lugar paradisíaco um conjunto de árvores,que crescem e se desenvolvem na margem de um cristalino Lago(algumas formando pequenas ilhas),com as suas raízes submersas e Nebaris impressionantes.
Como se pode apreciar num video caseiro,que uma cantora lírica Mexicana aproveitou para gravar a sua própria voz como banda sonora e partilhou no seu canal no portal YouTube:




Não encontrei nenhuma  idade especifica destes seres vivos,apenas algumas referencias de Centenárias, em um,ou outro documento.

Em baixo deixo como partilha algumas das fotos que mais me fascinaram.





E mais um conjunto de árvores que contribuem para "romarias" todos os dias a uma região ,para visitar e admirar  Centenárias da Natureza.











As suas admiráveis raízes..





















2 comentários:

Rui Manuel Ferreira disse...

Isto é uma boa inspiração para começar o dia com estas imagens poderosas destes Taxodium.
Afinal não é só Guacomole e Burritos mas também árvores com uma força visual dificil de encontrar lá para aquelas bandas!!!

Rodrigo Sousa disse...

Olá Rui.

São mesmo espantosas estas arvores.
E incrivel como é que desenvolvem dentro de agua,fiquei espantadissimo quando sobe que especie era..Quando vi as primeiras imagens pensei logo ser Ficus ou alguma especie semi-aquatica!!

Era uma inspiração para um Penjing aquatico..Quem sabe aí no Jardim de Bonsai de Tavira.

Um abraço Rui.