sábado, 1 de janeiro de 2011

EXPOS - 2º Festival du Bonsai Saulieu 2011

Passado  o Verão  recomeçam os eventos com exposições troféus e concursos, demonstrações sobre material de principio de trabalho dos instrutores da arte e de artistas badaládos entre a comunidade Bonsaista.
Começam os espaços para mostrar os frutos de trabalhos de os congressos de diferentes associações e clubes, etç...

Pois para este principio de Outono está agendada a segunda edição de um "festival" que pretende ser um evento de carisma um pouco diferente do habitual como revelaram os próprios organizadores deste evento.


Vencedor da 1ª edição do Master Bonsai 2010.
Olea Europaea Sylvestris pertencente a Angel Mota e que faz parte da galeria Olea Europaea Bonsai .




Um festival numa região muito central a toda a Europa,que pretente investir na vertente das árvores ou Bonsai de grande qualidade de trabalho (e valor monetário!) com a exposição MASTERS DU BONSAI.






Querendo enveredar por uma vertente de mostra e troféu de "trabalhos de Top" que já são bastantes na Europa com maturidade bastante elevada, para se poder realizar uma exposição de nivel mundial.


Na maioria das vezes de denominados mestres Europeus que investiram na aprendizagem Nipónica na arte, na maioria como discípulos de artistas que se dedicaram a ministrar cursos intencívos na altura a semi-leigos entusiasmados em evoluir e aprender através de cursos e estágios realizados nesse arquipélago Oriental vindos da Europa e América do Norte.


Hoje passadas mais de duas décadas a evolução é notória o caminho Europeu é também notório dos discípulos de mestres Orientais.
Muitos deles passaram a mestres do Bonsai Europeu.Construíram colecções particulares com árvores autóctones e exportadas de países orientais,experimentaram muitas espécies Europeias que resultaram em absoluto.Num misto de técnica Oriental até técnicas e "visuais" próprios da fauna arboristíca Europeia.


Pois segundo os organizadores deste evento que teve o seu ponto de partida no ano que passou de 2010 ,é nessa vertente que pretendem avançar com este evento,com a participação de escolas Europeias e de ateliers com profissionais da actividade .


Fazer uma mostra muito vocacionada para os trabalhos de altissima qualidade e maturidade de colecionadores e aficionados Europeus que já possuem uma grande quantidade de Bonsai que poderão brilhar numa exposição deste carisma.


O ano passado começou esta "aventura" com a primeira edição que teve uma aderência bastante grande (mais de dois mil visitantes em carne e osso e uns bons milhares via revistas,web e livro) de professionais de topo Europeu, casas de ceramica dedicada ao Bonsai , mostras de trabalhos de professores/artistas de topo.
Um evento que  pretende  ocupar um buraco que existe ainda no circuito Europeu.

Um evento que pessoalmente e talvez muitos aficionados desejam que tenha uma longa vida e que se desenvolva dentro do mesmo entusiasmo e ideia inicial.


Como um dos pontos altos fica sem duvida a maravilhosa ideia de transportar para o Festival algumas coleções fabulosas Europeias.


Na primeira edição,essa representação esteve a cargo do Sr.Danny Use e Fréderic Chenal com bastantes Bonsai da sua coleção particular.








Este ano no seguimento da ideia está convidada uma das mais valiosas colecções Europeias pertencente ao Sr. Pius Noter.




Para a exposição que inclui três troféus foi convecionado um numero fixo de 100 árvores.

Fazendo parte também do evento fica a realização de um livro impresso apartir de imagens de HQ dos Bonsai participantes e das coleções particulares participantes no evento pelo preço que parece bastante acessivel para tal qualidade de 33 €.


Pois evidentemente irei acompanhar este evento,os anos que não poderei estar fisicamente. pela WEB e vou guardando no meu Kintall o que irei registando, ficando acessivel a quem por acaso passe por aqui neste espaço.

Resta deixar o endereço da WEB oficial do Festival para quem ainda não o tenha visitado e possa ter interesse em tal página :




O cartaz realizado para a edição de 2011 a segunda que se realiza e que pretende ser com a periodocidade anual:





E a localização do evento:


CENTRO EUROPA  ---  FRANÇA   ----  SAULIEU


Data :

PRÓXIMO FIM DE SEMANA (8 E 9 DE OUTUBRO)



.....................................



Sem comentários: