segunda-feira, 11 de junho de 2012

KINTALL Big Brother - EPISÓDIO VIGÉSIMO SEXTO




EPISÓDIO VIGÉSIMO SEXTO
 PREPARAÇÃO DE UMA PEDRA PARA SERVIR DE VASO
vasos
  
Algo que pessoalmente me fascina na actividade Bonsai são as situações inerentes que giram à sua volta  e que podem ser aproveitadas para momentos de lazer bastante agradáveis (e por vezes trabalhosos !).

Desde passeios fabulosos a respirar ar que ainda não está muito puluido para procurar algum bocado de rocha solta do chão para criar um vaso ou um Suiseki; ou as pequenas voltas na serra em busca de um pouco de musgo para cobrir o solo das plantas destinadas à tentativa de realizar um Bonsai,ou... ou... ou...

E este episódio bonsaista (se se pode chamar assim) desta actividade, vem relacionado com o conjunto de palavras que deixei em cima.

Desta feita passou-se à já alguns meses e na altura não tive hipótese de organizar as fotografias que tirei do trabalho para guardar por aqui neste meu espaço de registos de situações relacionadas com a actividade..

Dessa forma vou publicar no dia de hoje como forma de organização...




Neste episódio que me ocupou os tempos livres durante alguns foi a preparação de algumas pedras para poder envasar alguma planta.. 
Realizado de uma maneira artesanal com o recurso a um pequeno conjunto de ferramentas muito básicas depois de escolhidas as pedras pus mãos a uma obra que consistiu no estudo da posição como seria usada e a maneira de moldar e aproveitar a melhor parte para poder escavar de forma a que possa conter a maior capacidade possível de solo..

E passo a registar por imagens este trabalho:

A materia prima:








Escolhida a parte da pedra onde irá ser colocado o solo ,o "trabalho trabalhoso" que as ferramentas que possuo me permitem foi escavar o máximo possível com o recurso ao berbequim grosas de pedra .  









Depois de escavada tentei alisar ao máximo para não ficar agua  nenhuma retida .








A drenagem  :


E o CALHAU preparado para servir de laje ou vaso para cultivar alguma planta:





Esta pedra que utilizei para  registar a forma como tenho  trabalhado para vaso foi utilizada quase de imediato num transplante de uma árvore que estava a necessitar de um vaso:


(Crassafária - click)



24 de Março 2012
EPISÓDIO VIGÉSIMO SEXTO


Sem comentários: