segunda-feira, 10 de setembro de 2012

ÁRVORES NA NATUREZA - Pinus Pinea








O Bonsai na recriação do nosso imaginário.


NATUREZA
PINUS PINEA













Algo que faz parte do meu imaginário de Verão são os Pinheiros e agora sei que quando falava em Pinheiros estava a falar apenas de uma variedade da imensa familia de Pinus..






Concretamente estava a dirigir me aos Pinus Pinea ou às Pinheiras ou mais usual de se denominar o Pinheiro Manso..



Sem duvida o  Pinus Rei do meu Kintall..

De origem Mediterrânica segundo se lê nos compêndios sobre a espécie é uma árvore que prosperou e se implantou de forma extraordinário na maioria dos cantos do meu Kintall.

Devido à sua forma natural acabou mesmo por ser adotado como ornamental muito devido ao chapéu de sol  monstruoso que a sua copa forma e que é venerada nos dias mais abafados ..


.. aliado à longevidade que alcança de vários séculos e percentagem elevadíssima de sobrevivência, à sua fácil adaptação à secura e ambientes de salinidade bem como a tolerância  à poluição urbana e imensos aproveitamentos de exploração económica,  tornou-o membro de quase todos os lugares do meu Kintall . 









A longevidade dos sóbrios e "calmos" Pinheiros Mansos,num exemplo com duas fotos retiradas de uma WEB que sigo quase religiosamente sobre as monumentais árvores Portuguesas e que me deu a conhecer este exemplar e um pouco da sua história :





Penso que a maneira como desenhamos o Bonsai tem muito a ver com a natureza que nos rodeia e com as formas mais familiares que nos acompanha o sub consciente sendo sempre interessante a tentativa de réplificar (com as nuances para Bonsai evidentemente para ser possivél de resultar estetícamente ) algumas àrvores do nosso imaginário.
Nesta base de ideia tentei estudar um pouco mais apefundadamente o esqueleto dos mais usuais pinus do meu Kintall e cheguei a três formas que me parecem as mais habituais..






Em comum a sua copa inconfundivel muito ampla e fechada e que é a caracteristica principal deste Pinus (e que em quase todos os idiomas é comummente chamado de Pinheiro chapéu de sol (Umbrella Pine tree..Pin Parasol..etc..).






Os solitários mais baixos e  com os musculados troncos para poderem suportar o peso da sua copa ..




Os "acompanhados" mais delgados mais altos na concorrencia da luz solar com os parentes vizinhos..


E os pequenos grupos fantásticos que formam  uma copa única na maioria das vezes ..




Para transpôr para Bonsai os desenhos naturais da espécie creio que existem espécies de pinus que podem fazer bem o "papel" miniatorizado de um Pinea na natureza com uma cortiça idosa bastante semelhante,,,

em cima um Pentaphyla numa foto com alguns anos de um trabalho de Mario Komsta e que faz muito reviver as formas destas árvores,absolutamente genial esta criação!!


 O uso da própria espécie para Bonsai é bastante invulgar devido a vários problemas que apresenta para trabalhar em Bonsai ,embora haja quem tenha vindo a trabalhar com bons resultados 


como por exemplo o Português Rui Ferreira e que se pode constatar nas páginas dedicadas ao trabalho com alguns dos seus exemplares

PINUS PINEA in WEB : Jardim Bonsai Tavira (click)



Abro aqui esta publicação sobre "os pinheiros" do meu Kintall também para ter um lugar para poder guardar as fotografias de alguns exemplares por onde passo e que me fascinam ..

2011 - Sagres - Sul de Portugal






Uns batidos pelo vento que raramente alcançam muita idade  devido ao peso da sua madeira que acaba ela mesmo por o derrubar..
.. estas árvores de fotos de 2009 já morreram por esse motivo.







ÀRVORES NA NATUREZA (click)

MENU KINTALL (click)










Sem comentários: