segunda-feira, 15 de outubro de 2012

CONCURSOS "ON-LINE" - 1º Concurso Internacional BONSAI ACTUAL

Para quem gosta de concursos "on-line"...





Para quem gosta de concursos On-line dedicados ao Bonsai foi concerteza com satisfação que acolheram a iniciativa que a prestigiada revista de Bonsai realizada em Espanha lançou este ano através da sua website.

A revista Bonsai Actual que tem mantido a quem a desfolheia a cada dois meses a nova edição e que tem mantido atualizados os seus leitores do que se vai passando na "cena" Bonsai  ,fazendo jus ao seu nome  desde o ano 88 do século passado contando atualmente já com 145 edições.




Pois foi com a colaboração do Clube de Bonsai de Madrid que a Bonsai Actual deu à luz este concurso e que vindo de tão credível e histórica redação só pode mesmo ser para avançar pelos anos em diante..





Para já fico contente de ter podido acompanhar a edição 1 do concurso em tempo real e nesta perspetiva  acompanhar desde a 1ª edição é sempre uma alegria.
Por esse motivo vou fazer aqui neste meu CPU ligado à rede WEB um lugar para guardar as fotos do concurso.
Decorreu desde Fevereiro tendo como planeado o seu termines a semana passada e a divulgação dos premiados na Exposição anual do Clube de Bonsai de Madrid  (click "post "-web El Tim) ou (click web CYD) .
 hoje (15 Outubro 2012) tive disponibilidade para arquivar o que pretendo desta 1ª edição ..

Pois pessoalmente faço parte dos "adetos"  deste tipo de concursos pelo singelo fato da facilidade de participar uma enorme diversidade de trabalhos de diferentes espécies e "culturas" Bonsai e mesmo a homenagem e valorização do trabalho de anos dos participantes..



As imagens que vou guardar da edição inaugural deste concurso será o :


PODIO 2012


gold

O mais votado e consequentemente o vencedor de entre muitos participantes sendo já "papa troféus fotográficos" um Turbinata pertencente a Enrico Savini de Itália


Juniperus Phoenicia Turbinata


silver

O 2º mais votado foi o fenomenal Carpinus pertencente a Germán Gómes Soler (Espanha).

Carpinus Turczaninovi



bronze

Os trabalhos tropicais a vingar e a serem reconhecidas com todo o mérito,neste caso um conhecidissímo Bonsai de Min Suan Lo da Ilha Formosa foi a 3ª árvore mais votada.

Ficus Microcarpa


latão ? 

O 4º lugar também para uma reconhecidissíma Oliveira Europeia de autoria de Erasmo Garcia (Espanha)

Olea Europaea Sylvestris

Como nota pessoal das 4 contempladas, pessoalmente 3 delas já tive a oportunidade de observar em "carne e osso" e posso deixar de opinião que as fotografias embora bastante boas não conseguem transmitir o total encanto destas criações..

Os organizadores to CONTEST decidiram também atribuir algumas menções de honra a algumas participantes do concurso..

11 MENÇÕES DE HONRA












De cima para baixo *pinus sylvestris/mauro stemberger(itália)*juniperus chinensis kishu/andrea trevisan(itália)*buxus sempervirens/andrea trevisan(itália)*pinus sylvestris/everardo garrido(espanha)*premna mycrophyla/gede merta(indonésia)*juniperus chinensis/fernmán gómez soler(espanha)*larix decidua/hans van meer(holanda)*juniperus phoenicea turbinata/tony payeras(espanha)*mirtus communis/gabriel romero aguadé(espanha)*taxus bacatta/andrés álvarez(espanha)*olea europaea sylvestris/josé ramón lillo


E vou guardar também como recordação e por 4 diferentes razões ,4 fotos participantes que não foram as mais votadas mas que têm carismas que me atraem .

-1 :  a coragem e impulsionamento de um dos maiores artistas europeus a trabalhar em Bonsai, em concorrer com espécies autóctones mediterrânicas . (Mauro Stemberger)

-2 :  para o Sr.Gede Merta da Indonésia  que tudo tem feito nos mais variados serviços de informação para dar a conhecer algumas espécies fabulosas para Bonsai e que à bem pouco tempo eram quase que desconhecidas  .

-3 : para a maneira de encarar o Bonsai de Martin Rodriguez que tem sido uma inspiração para mim a maneira como tem exposto a sua vivência com a atividade através da sua web pessoal.

-4 : uma saudação para a América Latina e para a "entrance" das suas espécies e trabalhos na "esfera" Bonsai. (Laura Lorena Gutierrez)

1- Quercus Suber

2- Premna Mycrophylla

3- Carissa Grandiflora

4- Ficus Buxifolia

Por fim espero que a revista  Bonsai Actual com a  iniciativa consiga angariar muitos mais subscritores da magazine que é sem duvida a única maneira de se conseguir sobreviver neste moderno mundo em que sem capital e profissionalismo dificilmente se evolui.

Para alguém que por acaso leia este post e que ainda não tenha conhecimento do concurso que decorreu pela primeira vez este ano  deixo aqui a ligação direta às WEB do Concurso com todas as explicações de objetivos para o mesmo,bem como todos os Bonsai participantes e espero que para o ano haja mais concurso e mais trabalhos Bonsai para serem admirados e reconhecidos.


BONSAI ACTUAL magazine link:




Club Bonsai de Madrid web oficial link :




~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~



2 comentários:

Martín C. Rodríguez disse...

Gracias, amigo Rodrigo, por esas palabras tan halagadoras sobre mi forma de hacer bonsái. Parece que el resto de los lectores de la revista no piensan como tu. De todas maneras los ganadores y las menciones de honor han sido merecidas.

Un abrazo.

Rodrigo Sousa disse...

Hola Martín,un grande abrazo y las gracias son para ti por completo.