sábado, 30 de junho de 2012

Lugares Bonsai Portugal - Iberbonsai





LUGARES BONSAI
PORTUGAL


Finalmente foi conhecer a casa  Iberbonsai .
Depois de vários anos de ouvir falar nela,especialmente por colegas que vivem na parte mais ao norte de Portugal finalmente consegui arranjar uma parte de uma tarde de primavera para poder dar uma volta   agradável por a dita casa.

Um dos pontos de aquizição de ferramentas e tudo o que é nesseçario para se poder cuidar das pequenas árvores bem como os Bonsai e pré  bonsai de venda,alguns belos exemplares de importação bem como árvores nativas criadas no viveiro..

Preços que diria quase imbatíveis em Portugal na aquízição de produtos como se pode constatar na bem organizada loja on-line desta casa..

Toda a informação sobre a mesma também está presente no web-site, localização um pouco da sua história ,promoções etc..

Sem duvida um dos LUGARES BONSAI PORTUGAL e que disponibíliza a a oportunidade de fácil acesso entre as fronteiras portuguesas  à aquizição de ferramentas e produtos para activistas desta actividade,nomeadamente preenchendo um lugar nesseçário na zona Norte do país.






Local : Maceda (Ponta norte do Concelho de Aveiro a 15 kilometros da cidade do Porto e a 25 da Capital do concelho)


WEB de venda ON-LINE com todas as informações:

http://www.iberbonsai.com.pt/




IBERBONSAI


E claro algumas fotos desta voltinha por tal casa que merece sempre a pena para qualquer aficionado, material para vários gostos.

Algumas boas árvores para se poder adquirir,pré bonsai ,bonsai para iniciantes ,árvores autocnes ,com todas as plantas com um saudável aspecto que salta à vista imediatamente..









---------------------------


Uma das espécies rainhas da Primavera na actividade Bonsai.









---------------------------






Tema:
Lugares Bonsai Portugual

Lugar:
Iberbonsai





Fica por aqui registado um importante lugar na sua vertente do Bonsai e que ao fim de quinze anos de existência como li na sua WEB finalmente consegui visitar..

Fotos Junho 2012

MENU KINTALL



segunda-feira, 11 de junho de 2012

KINTALL Big Brother - EPISÓDIO VIGÉSIMO SEXTO




EPISÓDIO VIGÉSIMO SEXTO
 PREPARAÇÃO DE UMA PEDRA PARA SERVIR DE VASO
vasos
  
Algo que pessoalmente me fascina na actividade Bonsai são as situações inerentes que giram à sua volta  e que podem ser aproveitadas para momentos de lazer bastante agradáveis (e por vezes trabalhosos !).

Desde passeios fabulosos a respirar ar que ainda não está muito puluido para procurar algum bocado de rocha solta do chão para criar um vaso ou um Suiseki; ou as pequenas voltas na serra em busca de um pouco de musgo para cobrir o solo das plantas destinadas à tentativa de realizar um Bonsai,ou... ou... ou...

E este episódio bonsaista (se se pode chamar assim) desta actividade, vem relacionado com o conjunto de palavras que deixei em cima.

Desta feita passou-se à já alguns meses e na altura não tive hipótese de organizar as fotografias que tirei do trabalho para guardar por aqui neste meu espaço de registos de situações relacionadas com a actividade..

Dessa forma vou publicar no dia de hoje como forma de organização...




Neste episódio que me ocupou os tempos livres durante alguns foi a preparação de algumas pedras para poder envasar alguma planta.. 
Realizado de uma maneira artesanal com o recurso a um pequeno conjunto de ferramentas muito básicas depois de escolhidas as pedras pus mãos a uma obra que consistiu no estudo da posição como seria usada e a maneira de moldar e aproveitar a melhor parte para poder escavar de forma a que possa conter a maior capacidade possível de solo..

E passo a registar por imagens este trabalho:

A materia prima:








Escolhida a parte da pedra onde irá ser colocado o solo ,o "trabalho trabalhoso" que as ferramentas que possuo me permitem foi escavar o máximo possível com o recurso ao berbequim grosas de pedra .  









Depois de escavada tentei alisar ao máximo para não ficar agua  nenhuma retida .








A drenagem  :


E o CALHAU preparado para servir de laje ou vaso para cultivar alguma planta:





Esta pedra que utilizei para  registar a forma como tenho  trabalhado para vaso foi utilizada quase de imediato num transplante de uma árvore que estava a necessitar de um vaso:


(Crassafária - click)



24 de Março 2012
EPISÓDIO VIGÉSIMO SEXTO


sábado, 2 de junho de 2012

AFRIKANS KINTALL ZOUNA- Ultima residente Portulacaria Afra - A osCass B


AFRIKANS KINTALL ZOUNA





++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++



Última residente...Portulacaria afra.


Finalmente está completa a  Afrikans Zouna quanto às suas residentes..
Com esta nova aquizíção dou por esgotada a sua lotação .
Com uma dúzia de plantas que a compõe,  que desejo ir trabalhando até poderem ser designadas por Bonsai (algo complexo actualmente!!  poder chamar esse nome a uma árvore e mais ainda com estas espécies)..

Desde a maneira que estou a organizar o meu Kintall  criando Zounas ,e que farão parte cerca de 8 Zounas só agora dou por concluida uma delas quanto a residentes (vida de Bonsaista ou de interessado em Bonsai é díficil!).

Em baixo fica o "retrato" da ultima planta que adquiri para completar a minha AFRIKANS KINTALL ZOUNA 


A OScASS B


Data de Aquizição : Maio 2012

 Nome próprio : A osCass B
Espécie : Portulacaria Afra

Altura: 65 cm
Diametro da Base: ??

Cultivo:
Torrão que possuía + Pedras vulcânicas de grão fino 



2 de Junho de 2012

A última aquizição desta espécie suculenta e que vou registando os trabalhos, evoluções, experiências e fracassos na :




AFRA - Janeiro 2012/Maio 2012

+++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++
+++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++